App Inventor

Visão Geral

Essa oficina teve como objetivo fazer com que os alunos entendessem o conceito de algoritmo e alguns conceitos básicos de programação e que percebessem que o mesmo faz parte do cotidiano. Mostramos como pode ser interessante o App Inventor, uma vez que incentiva o aluno a desenvolver determinadas soluções para seus problemas e aperfeiçoar seu raciocínio lógico e o pensamento computacional. 

Objetivos

Fazer com que o aluno aprenda a adicionar telas, inserir imagens de fundo, editar cores e adicionar legendas; Ensinar os alunos a ter autonomia de explorar outras plataformas que possa complementar na interface do App que ele irá criar. 
Mostrar como pode ser interessante o App Inventor instigando o aluno a desenvolver determinadas soluções para seus problemas; Despertar a criatividade do aluno. 

Materiais Utilizados

Dispositivo móvel ou 
computador; 
Conexão com a internet

Etapas da oficina

A oficina foi dividida em módulos, sendo eles:
Design e Ferramentas (Apresentar a história do App Inventor e mostrar os Apps que podem ser feitos com o App Inventor); Programação e Execução (Apresentar o conceito de algoritmo e alguns conceitos básicos de programação e que percebam que o mesmo faz parte do cotidiano) e Programação e Blocos (Explicação geral dos blocos de programação que serão utilizados)