Visão Geral
Você é capaz de distinguir o que é um jogo e o que não é? Essa oficina teve o objetivo apresentar os principais elementos dos jogos para fazer com que os participantes fossem capazes de realizar essa distinção. Eles conseguiram entender que Game Design está relacionado a arte, fazendo a programação, música e tecnologia funcionarem de forma harmônica. Além disso, conseguiram vincular o conteúdo da oficina com o aprendizado que recebiam da escola todos os dias.
Objetivos
Que os participantes possam entender o que é game design e consigam compreender a estrutura de um GDD, contribuindo assim com a criação do GDD proposto.
Materiais Utilizados
Ferramenta Lucidchart
Power point
whimscal
Etapas da Oficina
A oficina foi realizada em três encontros, sendo 2 deles síncronos e 1 assíncrono. No primeiro encontro, o qual foi realizado de maneira síncrona, foram apresentados os principais elementos que constituem um jogo e fazer com que os estudantes fossem capazes de distinguir a experiência que é um jogo da que não é por meio da identificação desses elementos. Além disso, foi apresentada a estrutura do Game Design Document (GDD) e os alunos, orientados pelos bolsistas que ministraram a oficina, foram capazes de construir seu primeiro GDD. O segundo encontro foi um momento assíncrono para que os grupos formado pelos alunos produzissem um GDD. O terceiro e último encontro foi realizado de maneira síncrona para que os grupos apresentassem os GDD produzissem e compartilhassem como foi a experiência.