Visão Geral
Essa oficina teve como objetivo fazer com que os alunos entendessem o conceito de algoritmo e alguns conceitos básicos de programação e que percebessem que o mesmo faz parte do cotidiano. Mostramos como pode ser interessante o App Inventor, uma vez que incentiva o aluno a desenvolver determinadas soluções para seus problemas e aperfeiçoar seu raciocínio lógico e o pensamento computacional.
Objetivos
Fazer com que o aluno aprenda a adicionar telas, inserir imagens de fundo, editar cores e adicionar legendas; Ensinar os alunos a ter autonomia de explorar outras plataformas que possa complementar na interface do App que ele irá criar.
Mostrar como pode ser interessante o App Inventor instigando o aluno a desenvolver determinadas soluções para seus problemas; Despertar a criatividade do aluno.
Materiais Utilizados
Dispositivo móvel ou
computador;
Conexão com a internet
Etapas da oficina
A oficina foi dividida em módulos, sendo eles:
Design e Ferramentas (Apresentar a história do App Inventor e mostrar os Apps que podem ser feitos com o App Inventor); Programação e Execução (Apresentar o conceito de algoritmo e alguns conceitos básicos de programação e que percebam que o mesmo faz parte do cotidiano) e Programação e Blocos (Explicação geral dos blocos de programação que serão utilizados)